quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO

[] Elis Betânea Guedes da Costa (coordenadora)
[] Paulo Tácio (vice-coordenador)
[] Sebastião Pereira (tesoureiro)
[] Telma Maria
[] Anchiêta Azêvedo
[] Ângela Maria

Parabéns a todos os 6 professores, envolvidos no projeto que empenham com dedicação cada novo passo para o sucesso deste projeto

AGRADECIMENTO GERAL (EXCURSÃO)

Parabéns a Professora Elis (coordenadora do Projeto), a Diretora Ângela, aos demais professores presentes na excursão, que conduziram toda a viagem com muita dedicação e empenho e a FAPERN, por investir e apoiar um projeto de significado tão abrangente para a nossa formação enquanto estudantes e cidadãos.

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM JOSÉ DE MEDEIROS PARTICIPAM DE VIAGEM DE ESTUDOS


Através da FAPERN - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, que está financiando o projeto: “O sertanejo dentro de novas perspectivas: Um olhar para o sertão Rompendo as barreiras do popular”, a Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, da cidade de Cruzeta, visitou no último dia 29 do mês de Setembro, as cidades históricas do Brejo Paraibano: Areia e Alagoa Grande.

Comandados por 8 professores e funcionários, foram selecionados 42 alunos da referida escola, que fazem parte do projeto.

Na cidade de Areia foram visitados os seguintes pontos:

Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura, localizado no campus II da UFPB)

Teatro Minerva (primeiro do gênero do Estado da Paraíba)

Casarão/Museu de Pedro Américo

Igreja de N. S. do Rosário ou dos Pretos

Já em Alagoa Grande, foram visitados:

Museu de Jackson do Pandeiro

Memorial Margarida Alves

Teatro Santa Inês

Todos foram conduzidos por Luciana Balbino, guia de turismo, formada em história pela UFPB, que conduziu todo o trajeto histórico na cidade de Areia, e também, no município de Alagoa Grande, apenas no teatro Santa Inês, em Alagoa Grande, todos foram conduzidos por um guia local- George, que tem formação em geografia.

Tal passeio faz parte das atividades programadas para a execução do projeto citado acima, a escolha das cidades se deu pela necessidade dos alunos, que vem participando das oficinas com a professora Elis, sentirem na prática como se forma a identidade cultural de um povo. De acordo com a professora, os alunos precisarão desse conhecimento prático para a realização da exposição sobre cultura e identidade do sertanejo que será realizada na EEJJM, no mês de outubro.

Bruno (aluno do 3° ano E. M. da EEJJM e participante do projeto)